top of page

17/07/2015

Conheça a história de Digimon

Conheça a história dessa bela franquia chamada Digimon, e os seus monstros Digitais

Sobre o "autor" - o suposto "autor" de Digimon foi denominado como Akiyoshi Hongo, o problema desse tal Akiyoshi Hong é que ele simplesmente não existe! como assim não existe? na verdade ele existe sim, mas o problema é que esse suposto "Akiyoshi Hongo" foi um nome "criado" pela Bandai Namco para definir um grupo de "autores" que criaram a série juntos(a), é não apenas um autor(a). Na verdade, o nome faz ainda referência a Aki Maita, uma funcionária da Bandai que foi a responsável pela criação dos Tamagotchis originais, sim o mesmo criador(a) dos Tamagotchis as criaturas que inspiraram a criação dos Monstros Virtuais. Também rolou um boato de que Digimon foi criado apartir de um jogo de cartas com o nome bem parecido, Akiyoshi Hong(Aki Maita) teve a ideia de criar os monstrinhos virtuais, isso foi no inicio dos anos 90, os Digimon se originaram do Tamagotchi que também é uma criação de Aki Maita, uma inovação que Aki deu a seus monstrinhos os chamados Digital Monsters. Desde criança Aki sempre gostou de ter animais, porém teve a ídeia de ter um dia um animal no qual ela pudesse levar para todos os lugares, que não desse trabalho, como os normais es então que surge o tão amadoTamagotchi. Junto a Bandai (maior empresa de brinquedos do Japão) Aki Maita teve a oportunidade de levar seus bichinhos Tamagotchi para todo o mundo, no qual se tornou uma febre no Brasil, Aki Maita também pensou nos garotos, pois segundo ela, todos os garotos gostam de lutas.E foi aí então que ela teve a brilhante ideia de colocar seus monstrinhos para lutar, em 1996 ela deu a ídeia de criar Digimons. Junto de Takeichi Hongo (um dos diretores da Bandai, que é responsável pelo marketing dos produtos criados por Aki Maita), ela começou a divulgar seus amados monstrinhos virtuais para o mundo. A história de Digimon por vezes foi marcada pela rivalidade com a franquia de Pokémon(Como sempre), sua contemporânea. Descrito como "o outro mon" por IGN's Juan Castro, a franquia não atingiu o mesmo nível de popularidade, mas manteve da mesma forma um grande número de fãs.

 

Akiyoshi Hongo (本郷あきよし, Hongō Akiyoshi?) é um pseudónimo criado pela Bandai para mencionar o grupo de pessoas responsáveis pela criação e desenvolvimento da franquia Digimon, das quas se destacam Aki Maita, Hiroshi Izawa e Takeichi Hongo (possivelmente o pseudónimo foi criado pela junção dos nomes "Aki" + "Katsuyoshi" + "Hongo"). A Bandai terá criado este pseudónimo por questões práticas, dado o fato de muitas pessoas estarem envolvidas no projeto e todas serem igualmente dignas de menção.

 

Aki Maita (1967-??) é funcionária da Bandai desde 1990. Conhecida pela criação dos famosos tamagotchis ("bichinhos virtuais") em 1995, é considerada a criadora do estado embrionário de "Digimon". Atualmente, tudo relacionado a franquia Digimon deve passar em primeiro pelas suas mãos (quando não é ela mesma quem cria os produtos), desde videojogos, mangás, filmes, séries de anime, etc...

HIROSHI IZAWA

Hiroshi Izawa é o guionista que deu esqueleto ao roteiro do primeiro manga oficial de Digimon, 1998, em parceria com Tenya Yabuno (mangaka). Baptizado com o nome Digimon Adventure V-Tamer 01, o visual do seu manga recebeu algumas inspirações do não-oficial C'mon Digimon, da autoria de Yabuno. Hiroshi é o criador do personagem Yagami Taichi, protagonista desta história, e que foi em 1999 reutilizado pela Toei no anime Digimon Adventure.

TAKECHI HONGO

projeto coletivo que evoluiu o conceito dos tamagotchi, criando assim os chamados V-Pets (do inglês virtual pets - são Tamagotchis que podem lutar entre si, que evoluem conforme vão acumulando força). Este projeto novo da Bandai pretendeu criar um "tamagochi para rapazes", mais interactivo e lucrativo. Os V-Pets foram a inspiração para a criação do nome DigiMon, sendo que ambos os nomes são parecidos e derivam do conceito de "criaturas virtuais

MANGÁS DA FRANQUIA

Digimon (デジモン, Dejimon?), abreviatura para "Digital Monsters" ( Monstros Digitais) é uma franquia de brinquedos digitais, animes, mangás e jogos eletrônicos lançada em 1997, e que aborda a história das criaturas chamadas de Digimon. Digimon é o nome dado à varias é varias formas de vida que vivem no DigiMundo, uma dimensão paralela originada a partir da rede de computadores da Terra; e no DigiQuartz, a dimensão intermediária entre a dimensão onde a Terra é localizada e o DigiMundo. Em Digimon Tamers chega a ser feita uma comparação do DigiMundo com mundos mágicos, e dos Digimon com criaturas lendárias como duendes e fadas. Além disso, são apresentados ao público os DigiGnomos, seres habitantes do DigiMundo que não são Digimon. Eventualmente, ao longo da série, podem ser vistos humanos que vivem no DigiMundo, como por exemplo Gennai. 

 

Digimon foi produzido pela Toei Animation e Bandai do Japão. As séries foram transmitidas no Japão pela Fuji Television e pela TV Tokyo; nos Estados Unidos pelos canais Jetix e Disney XD; e no Brasil pela Fox Kids, Rede Globo, Jetix, RedeTV e Disney XD. Atualmente, a série é transmitida pela TV Diário no programa Algodão Doce e também é transmitida pelo Cartoon Network Brasil. Em 2012 a franquia Digimon (ocidente) foi vendida a Saban Brands LLC1 , responsável por Digimon Fusion (versão adaptada de Digimon Xros Wars). Na verdade, o sucesso do aparelho similar aos Tamagotchis incentivou os produtores a lançar algo mais voltado para o público jovem, em geral, mas acompanhando o clima do desenho animado – que sempre trata de “mundo virtual” e outros conceitos modernos. Foi daí que veio a ideia de lançar, juntamente, um game no PSOne e, logo depois, outros títulos em outras 

 

Digimon foi produzido pela Toei Animation e Bandai do Japão. As séries foram transmitidas no Japão pela Fuji Television 
e pela TV Tokyo; nos Estados Unidos pelos canais Jetix e Disney XD; e no Brasil pela Fox Kids, Rede Globo, Jetix, RedeTV e Disney XD. Atualmente, a série é transmitida pela TV Diário no programa Algodão Doce e também é transmitida pelo Cartoon Network Brasil.
Em 2012 a franquia Digimon (ocidente) foi vendida a Saban Brands LLC1 , responsável por Digimon Fusion (versão adaptada de Digimon Xros Wars).

Na verdade, o sucesso do aparelho similar aos Tamagotchis incentivou os produtores a lançar algo mais voltado para o público jovem, em geral, mas acompanhando o clima do desenho animado – que sempre trata de “mundo virtual” e outros conceitos modernos. Foi daí que veio a ideia de lançar, juntamente, um game no PSOne e, logo depois, outros títulos em outras plataformas.

bottom of page